BUSCAPÉ

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sisu -Sistema de Seleção Unificada - Dados finais

         Apesar de muitos problemas iniciais o governo federal conseguiu através do Sisu distribuir as vagas das universidades federais e com alguns números espantosos, como o que indica que a UFC teve o maior número de inscritos.

         Quase metade dos estudantes que se inscreveram no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 optaram por vagas reservadas a cotas raciais e socioeconômicas. Segundo o MEC (Ministério da Educação), 864.830 pessoas se inscreveram pelas cotas, de um total de 1.949.958 candidatos - o que representa 44,35% dos inscritos.
        O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira (14) que as notas de corte dos cotistas ficaram muito próximas das notas dos não cotistas. Em medicina, por exemplo, a nota de corte ficou em 761,67 para cota. No caso da ampla concorrência, foi de 787,56.

Veja as 10 instituições mais procuradas no Sisu 2013
 
Instituição
Nº de inscritos Vagas
UFC (Universidade Federal do Ceará) 133.923 6.258
UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) 115.794 4.745
UFF (Universidade Federal Fluminense) 96.247 4.789
UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) 79.675 3.240
UFAL (Universidade Federal de Alagoas) 79.344 5.168
UESPI (Universidade Estadual do Piauí) 73.564 4.350
UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) 72.560 2.553
Universidade Tecnológica Federal do Paraná 70.804 3.550
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo 70.541 2.600
UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) 65.780 5.123

domingo, 13 de janeiro de 2013

Sisu



O MEC (Ministério da Educação) libera nesta segunda-feira (14) a consulta dos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Segundo o MEC, "foram registrados 1.949.958 inscritos, um crescimento de 11% em relação ao ano passado". O número de inscrições foi de 3.801.894 - cada candidato poderia se inscrever em duas opções de curso.

Batalha de liminares
A divulgação dos resultados do Sisu só foi possível após o MEC enfrentar uma nova batalha judicial com estudantes insatisfeitos com a nota recebida pela redação do Enem, e também com procuradores que questionaram o fato de o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) só pretender liberar vistas dos textos no dia 6 de fevereiro, quase um mês depois do Sisu, e sem permitir a interposição de recursos.
Duas liminares concedidas a estudantes gaúchos por um juiz federal de Bagé (RS) na quarta-feira (9) chegaram a suspender o fim do prazo de inscrições e a divulgação dos resultados do Sisu. No entanto, enquanto o MEC recorria das decisões, o sistema foi mantido no ar e os prazos confirmados.
Após os recursos impetrados pela AGU (Advocacia-Geral da União), as duas liminares foram derrubadas – uma delas apenas parcialmente, já que o juiz federal João Pedro Gebran Neto, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) manteve a determinação de que a estudante Thanisa Ferraz de Borba tenha acesso antecipado à sua redação corrigida e possa recorrer da nota.
Na semana anterior, o MEC teve que enfrentar outra liminar, daquela vez concedida pela Justiça Federal do Ceará, determinando a liberação das redações corrigidas a todos os estudantes que prestaram o Enem no país. A ação foi movida pelo procurador Oscar Costa Filho, que já havia questionado a organização do exame em anos anteriores.
A liminar também acabou derrubada, assim como outras dezenas de ações individuais ajuizadas após uma mobilização na internet ter culminado em documento  assinado por mais de 10 mil estudantes de todo Brasil, com a queixa de que as notas atribuídas não obedeceram aos critérios de correção expostos no edital.
Para recorrer das liminares, O MEC fundamentou-se em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) celebrado pela Subprocuradoria Geral da República, pela União e pelo Inep, através do qual foi resolvido que a partir de 2012 a exibição das provas e dos espelhos seria liberada, mas com um caráter "meramente pedagógico".
Fonte: UOL


Realmente outra trapalhada do INEP

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Estudo de Geometria espacial

O software Poly 1.11 ou 3D é um aplicativo para Geometria Espacial, faz planificações e animações. Muito interessante para aplicar com Poliedros (platônicos ou arquimedianos entre outros sólidos). Proporciona possibilidade de ação com lousa digital interativa.


Disponível para download em:

ftp://ftp.peda.com/poly_setup.exe



Com este software você pode visualizar as figuras, planificá-los e assim criar um "arquivo" de imagens em sua memória, ficando mais fácil resolver problemas de Geometria Espacial.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pensamentos Matemáticos


A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.
Bertrand Russell
A matemática é a única ciência exata em que nunca se sabe do que se está a falar nem se aquilo que se diz é verdadeiro.
Bertrand Russell
A matemática é o alfabeto com o qual DEUS escreveu o universo
Pitágoras
A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.
Albert Einstein
Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.
Albert Einstein
Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente
Clarice Lispector

Solução do problema de ontem

Não existe qualquer ponto do interior do rancho a partir do qual possam ser traçadas linhas até aos vértices de modo a formar quatro triângulos com a mesma área. Um quadrilátero apenas pode ser dividido desta forma quando a diagonal (AC) do quadrilátero divide ao meio a sua área. Nesse caso, o ponto médio M da diagonal é o ponto desejado.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Um probleminha para pensar

Dividindo a Herança
    Quando um criador de ovelhas morreu na Austrália, deixou um testamento legando toda a sua terra aos seus quatro filhos: Charles, Diana, Edward e Fiona. Para evitar quaisquer desavenças, fez um esboço do rancho que tinha a forma de um quadrilátero e decretou que a terra fosse dividida em quatro partes triangulares com a mesma área, como indicado na figura.
    A reação inicial dos deus filhos foi muito favorável e congratularam o seu pai pela solução simples. Só quando tentaram pôr o plano em prática se aperceberam que tinham um problema.
    Qual era ?  

domingo, 6 de janeiro de 2013

Potência com expoente fracionário

Expoente racional


Sem motivo para panico, basta sempre usar o expoente de forma fracionária, colocar o radical e seguir a seguinte regra:

1) A base da potência ficará dentro do radical, esse número será o radicando
2) O numerador do expoente será o expoente do radicando
3) O denominador do expoente será o índice da raiz.

Observe as figuras e exemplo abaixo:


 Observação: n é um número natural maior ou igual a 2

Exemplos:






Fica a dica:
 "Quem está em cima fica dentro e quem está em baixo fica fora."

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Um pouco fora do assunto principal do Blog, mas é interessante

 

GAROTO DE 15 ANOS ASSINA TRABALHO NA ‘NATURE’

Image credit: NASA/JPL-Caltech/UCLA
 
O estudo que foi destaque de capa da revista Nature esta semana traz uma série de fatos fascinantes. A maioria deles é de caráter científico: os pesquisadores descobriram que metade das galáxias-satélites que estão “no entorno” (em distâncias que variam de 100 a 1.300 anos-luz) da grande galáxia de Andrômeda estão alinhadas num mesmo plano orbital e giram em torno de seus próprios eixos com uma velocidade “sintonizada” com a de Andrômeda … ou seja, são estruturas que fazem parte de um conjunto e estão conectadas de alguma forma; o que contraria as teorias atuais sobre formação de galáxias.
Andrômeda está a 2,5 milhões de anos-luz de nós e é a galáxia gigante mais próxima da Via Láctea (a nossa própria galáxia), o que permite estudá-la em grande detalhe. A foto acima, divulgada em fevereiro de 2010 pela Nasa, mostra a galáxia no espectro infravermelho, em que azul representa a luz de estrelas mais velhas e vermelho, amarelo e laranja representam estrelas mais jovens e recém-nascidas. Dá para ver também na imagem algumas das galáxias-satélites menores no entorno dela.
(Uma outra imagem bem bacana de Andrômeda, em luz visível, pode ser vista neste link)
Outro fato curioso sobre o trabalho é um “fato-satélite”, de caráter mais pessoal, divulgado hoje pelo jornal francês Le Figaro: Neil Ibata, um dos co-autores do trabalho, tem apenas 15 anos e é o filho do autor principal, Rodrigo Ibata, do Observatório Astronômico de Estrasburgo, na França (que, apesar do nome português, não é brasileiro). Provavelmente um dos “cientistas” mais jovens da história a assinar um trabalho na Nature — uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo, na qual foi publicada, por exemplo, o estudo de Watson e Crick que revelou a estrutura de dupla hélice do DNA, o sequenciamento do genoma humano e coisas desse tipo (apenas dois exemplos da biologia que eu tenho na ponta da língua).
A reportagem do Le Figaro conta que o jovem Neil foi o primeiro a detectar que as galáxias rodavam em velocidades sincronizadas, aoós rodar os dados coletados pelo pai em um programa de computador que ele desenvolveu. Rodou para lá, rodou para cá, e acabou na Nature. Imagine só! … Ele assina o trabalho como “pesquisador” da sua escola, o Liceu Internacional de Pontonnier. Nada mal para um garoto de 15 anos! Esse tem estrela, com certeza.

Potenciação - propriedades


Potenciação

Na potenciação temos a repetição da multiplicação da base por ela mesma, sendo que a quantidade de vezes que a base será multiplicada é determinada pelo expoente.

Exemplo:


Propriedades:

- Multiplicação

Quando temos o produto de duas potencias de bases iguais, temos que manter a base e somar os expoentes.

Exemplos:








- Divisão

Quando temos a divisão de duas potencias de bases iguais, temos que manter a base e subtrair os expoentes.

Exemplos:





- Potencia de potencia

Quando temos a potencia de uma potencia, devemos manter a base e multiplicar os expoentes.

Exemplo:




- Potencia com expoente negativo

Quando temos a potencia com um expoente negativo, temos que inverter a base antes de calcular a potência.

Exemplo:


Atividades:

01.  Calcular: 23; (-2)3; ; -23


 

02.  Calcular: (0,2)4; (0,1)3



03.  Calcular: 2-3; (-2)-3; -2-3  



04.  O valor da expressão (-1)0 + (-6) : (-2) – 24 é:  

a) 20

b) -12

c) 19,5

d) 12

e) 10